terça-feira, 9 de dezembro de 2014

PWA Turquemenistão 2014

Depois de 10 dias em Awaza no Turquemenistão, para participar na segunda Etapa da PWA World Tour.

Saí de Portugal dia 28 por volta das 11 da manhã. Foram cerca de 24 horas em trânsito até chagar ao Yelken Yacht Club em Awaza, que foi o resort onde todos os atletas e a organização fico hospedada, por oferta da organização local. Awaza é uma pequena cidade turistica junto ao Mar Cáspio com cerca de 20 hotéis e que segundo li, estão a tentar tornar no maior centro turístico do Mundo...

E pronto, depois de 24 horas e de ter atravessado meio Mundo, nem malas, nem sacos com o material. Fui tomar o pequeno almoço, dormir um pouco, almoçar e quando cheguei à praia lá estava tudo. Todo o material e ambas as malas. Organizei o material todo e de seguida fui fazer um primeiro treino de ambientação, em geral senti-me bem, apenas um pouco cansado mas ainda tinha mais um dia de recuperação antes do inicio do Campeonato.

Dia 30 foi dia de registos de material e de colagem de autocolantes nas velas. Infelizmente não deu para navegar, esteve uma tempestade do deserto, vento super descontrolado, areia por todo o lado...

Dia 1 houve a cerimónia de abertura com presença do Presidente, fizemos uma demonstração dentro de água e pouco depois o vento acabou. Primeiro dia de competição ficou feito.

Dia 2 tivemos skipeer's meeting às 6 da manhã, fizeram-se 2 regatas e após isso o vento acabou. Ficamos em stand-by todo o dia até que à tarde volto a haver vento e fizemos mais 3 regatas, um das quais foi a minha. Fui de Magnum 135 com 9,5 e fin 48, estava me a sentir muito bem. Primeira largada há chamada geral. Antoine Albeau (Campeão do Mundo) e Gunnar Asmunssen largaram adiantados e saem fora. Tinha feito uma larga perto de perfeita. Segunda tentativa, pressão de já estarem 2 fora pesou e larguei um pouco a medo. Fiz uma regata média e acabei e 8º. Depois disto vento acabou e assim foi o segundo dia de competição.

Dia 3 mais um dia muito semelhante. Skipper's meeting às 6 outra vez, conseguiram-se fazer as 2 meias finais mas após isso vento voltou a ir-se. Para mim foi um dia difícil. Tive alguns problemas de estômago devido à comida local, mas para minha sorte não houve vento e consegui repousar para recuperar.

Resto dos dias foram muito idênticos, mas nem chegou a haver o vento mínimo para ir à água o que não permitiu terminar as finais.

Assim ficou feita mais uma Etapa do Circuito Profissional. Ia com o objectivo Top 35 e consegui, ficando em 29º. Fico contente porque com isto passei para 39º no Ranking Prossifional, o que é bastante positivo para primeiro ano, mas alguma pena de não ter havido mais algum vento, estava-me a sentir bastante bem naquelas condições. 

Agora é tempo de prepara a Primeira Etapa do Nacional que será em Lagos, 19 e 20 de Julho e a 3ª Etapa da PWA World Tour que será em Fuerteventura, nas Canárias logo após o Nacional.

Muito obrigado a todos pelo apoio e por acreditarem.

I'm living the dream!








Sem comentários:

Enviar um comentário